segunda-feira, 9 de janeiro de 2006

Reflexão


Recebi um e-mail de uma amiga, minha amada amiga LU, este texto me levou a uma reflexão, pensei em mandar a todos os meus contatos, mas para alguns com certeza, esta minha atitude já criaria uma certa resistência a reflexão, então resolvi deixar ele aqui, o link no qual o encontrei em pesquisa. E quem por ventura tiver o interesse, pode lê-lo.

http://www.maputo.co.mz/forum/message/10086

Pelos momentos que estou passando em minha vida, este texto veio de certa forma a me fazer contestar e levar a reflexão algumas opiniões que tenho ouvido ultimamente.

Não para julgar certo ou errado, mas por sempre buscar ser mais feliz e melhor como ser humano.

Tenho que confessar que já estava meio confusa, se este novo estilo"fast" de viver, não seria o ideal, sem vínculos, sem compromissos, sem cobranças, na verdade sem comprometer o coração. Não seria isto uma fuga e uma limitação que permitimos, por medo de sofrer?

Fico pensando ainda o que seria o ideal, mas chego sempre a conclusão de que vamos descobrindo, ou talvez o ideal não seja algo absoluto, mas pertencente a possibilidade de real felicidade de cada um.

Mas ao ler este texto ouvi o outro lado da história, quando neste momento só ouço e vejo de muitas pessoas próximas que o melhor é viver sem comprometer o coração e deixar a ética fora disto, viver os momentos e as oportunidades de prazer sem culpas.

Nunca fui assim, mas também talvez não tenha comprometido meu coração, realmente com todo o meu ser, a pessoa que estava ao meu lado... Um amor consciente, tomando parte do outro, sem se ausentar de mim mesma.

Talvez nossa capacidade de amar se sublime quando aprendermos a amar a nós mesmos, quando comprometermos nossa vida, a nossa felicidade e realização pessoal, quando amarmos o nosso próprio ser, e transbordantes disto possamos compartilhar com alguém e com os que nos rodeiam.

Talvez se pudermos ser fiel a nós mesmos e nossos próprios valores na prática, possamos ser fiel em todos os aspectos.

Mas como penso acho que vamos aprendendo, pois... Como chegar ao ideal sem aprender as lições? Como aprender a comprometer o coração sem conviver de alguma forma? Como aprender a amar, sem amar?... As dádivas e frutos dos acertos, as dores e lágrimas dos erros, tudo nos proporciona lições.

Me sinto ainda uma criança ao refletir sobre isto, a verdade está em nós, as respostas em nossos próprios corações, mas não é fácil alcançá-las, precisamos construir caminhos, derrubar obstáculos, nos destruir e auto criar, deixando apenas na estrutura as verdades que já encontramos, as lições já aprendidas, com coragem de continuar.

Seja como for, acredito que o ser humano veio a terra pra aprender esta maior lição... AMAR.


Isabel Batista


Nenhum comentário: