domingo, 13 de agosto de 2006

Aos Pais


Gostaria de hoje homenagear os pais, aos pais que são realmente dignos de serem chamados assim com o melhor conceito que se pode dar.
Ao meu, simplesmente agradeço por ter fornecido seu DNA para que eu existisse. Acho que tudo que um pai possa dar a um filho que enriqueça sua vida é importante. Então obrigada!
Aos pais que possam doar mais que seus cromossomos. Obrigada! Pois sua presença é tão significativa quanto sua ausência. Guardadas as proporções entre positivo e negativo da presença.
Às presenças positivas, com certeza, têm uma consequência abrangente de melhorar o mundo em que vivemos de tornar os filhos (seres humanos) mais felizes e completos.
Aos filhos que tem um pai presente e humano (com seus defeitos e qualidades), sintam-se privilegiados e tentem lembrar que ele deve sempre ser valorizado, não apenas neste dia comemorativo de sua imagem, mas em todos dias.
Hoje tento fazer uma homenagem, não só aqueles que além de doar o material genético são presentes, mas principalmente aqueles que mesmo não tendo um vínculo direto, sangüíneo, tiveram sua presença marcada em nossas vidas como um pai amigo. Pais adotivos, avôs, padastros, tios, irmão mais velhos, professores, amigos.
Não só aqueles que mantém presença constante, mas também para os que conseguem tornar o tempo gratificante por mais curto que seja.
Eu aqui neste momento tenho que lembrar do meu avô materno, ele foi minha imagem paterna e muito agradeço sua presença, apesar de breve, amiga e carinhosa em minha vida.
Era ele o meu herói que acendia as luzes e espantava os monstros escondidos no ármario e em baixo da cama, que enfrentava até com certo desdém coisas que eram pra mim sinônimos de dragões. Que sofria calado enquanto eu fazia um lindo penteado, arranhando sua careca com o pente. Que sentava sob a árvore e me contava histórias interessantes de sua infância, contos de pescador que foi, histórias de fantasmas, contos de fadas. Ele trabalhava com a terra e nela achava muitas coisas interessantes que me trazia, eram minhas preciosidades, lembro-me de uma pequena boneca de louça que eu adorava. Ensinou-me muitas coisas sobre a natureza e aprendi com ele sobre algumas coisas da espiritualidade e a forma individual que cada um pode lidar com isto. Sua presença, sua imagem, foram fortes e estarão marcadas em mim por toda vida.
Lembro hoje também, que conheço muitos bons pais que dão sentido a existência deste dia comemorativo. (Luciano esta menção diz respeito também à você.)
À eles também minha homenagem.
E não posso deixar de mencionar aquele que através de mim é homenageado pela minha filha Júlia, seu pai e meu grande amigo Célvio. Sou testemunha de que ele faz o melhor possível.
Acho que a maioria de nós, tem uma presença paterna que nos marcou de alguma forma, temos um pai a homenagear.
Então... Feliz Dia dos Pais!!! (Aos que são dignos de tal)

Isabel Batista

Nenhum comentário: